Conselho de Direitos Humanos da ONU quer investigar crimes de guerra na agressão a Gaza

O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, durante uma sessão especial realizada ontem, aprovou a criação de uma comissão de inquérito internacional independente e permanente para investigar a prática de crimes contra a humanidade no contexto da recente agressão israelita a Gaza, bem como as causas subjacentes.

A Resolução foi aprovada com 24 votos a favor, nove contra e 14 abstenções (*).

A comissão tem por mandato «investigar nos Territórios Palestinianos Ocupados, incluindo Jerusalém Oriental, e em Israel todas as alegadas violações do direito humanitário internacional e todas as alegadas violações e abusos do direito internacional dos direitos humanos, antes e depois de 13 de Abril de 2021, e todas as causas profundas subjacentes das tensões recorrentes, da instabilidade e do prolongamento de conflitos, incluindo discriminação e repressão sistemáticas baseadas na identidade nacional, étnica, racial ou religiosa.»

A sessão especial foi convocada a pedido do Paquistão, em nome dos Estados membros da Organização de Cooperação Islâmica, para discutir «A grave situação dos direitos humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, incluindo Jerusalém Oriental», e vem na sequência da agressão de Israel a Gaza, entre 10 e 21 de Maio, que causou a morte a pelo menos 254 palestinos, incluindo 66 crianças, e feriu mais de 1900.

Mensagem de Michelle Bachelet

A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, na mensagem que dirigiu aos 47 membros da Comissão na abertura da sessão, disse que a sua organização não viu quaisquer provas de que os edifícios civis bombardeados por Israel na Faixa de Gaza sitiada tivessem sido utilizados para fins militares.

«Embora alegadamente visando membros de grupos armados e as suas infra-estruturas militares, os ataques israelitas resultaram em extensas mortes e ferimentos de civis, bem como em destruição e danos em grande escala em objectivos civis», disse Bachelet.

Para Michelle Bachelet «duas questões principais conduziram ao aumento das tensões. As expulsões iminentes de famílias palestinas e a sua deslocação forçada no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental ocupada, para dar lugar a colonos; e o destacamento das Forças de Segurança de Israel para o complexo de Al Aqsa, restringindo o acesso a milhares de fiéis durante os últimos dias do Ramadão.»

A Alta-Comissária apelou a um processo de paz genuíno e inclusivo para pôr fim à ocupação israelita da Palestina e a uma repetição dos recentes confrontos mortais que foram marcados por possíveis crimes de guerra por parte das forças de segurança israelitas.

Declarou que os ataques israelitas suscitam sérias preocupações quanto ao cumprimento do direito internacional por parte de Israel: «Se forem considerados desproporcionados, tais ataques podem constituir crimes de guerra.

Michelle Bachelet disse ainda que o disparo «indiscriminado» de foguetes do Hamas contra Israel foi «uma clara violação do direito humanitário internacional», mas acrescentou: «No entanto, as acções de uma parte não absolvem a outra das suas obrigações ao abrigo do direito internacional.»

Primeiras reacções

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel disse que não cooperaria com a investigação, considerando-a uma tentativa de «branquear os crimes cometidos pela organização terrorista Hamas».

«A decisão vergonhosa de hoje é mais um exemplo da obsessão flagrante anti-Israel do Conselho dos Direitos Humanos da ONU», disse o Primeiro-Ministro israelita Benjamin Netanyahu numa declaração. «Este travesti ridiculariza o direito internacional e encoraja os terroristas em todo o mundo».

Em contrapartida, o Hamas, congratulando-se com a decisão, classificou as suas próprias acções de «resistência legítima» e exortou a «medidas imediatas para punir» Israel.

A Autoridade Palestiniana saudou a resolução, afirmando que se tratava do «reconhecimento internacional da opressão e discriminação sistémica de Israel contra o povo palestino».

«Esta realidade de apartheid e impunidade já não pode ser ignorada», acrescentou.

Os Estados Unidos lamentaram profundamente a decisão.

«A acção de hoje, em vez disso, ameaça pôr em perigo os progressos alcançados», diz-se na declaração emitida pela missão dos EUA à ONU em Genebra.

«Embora [a comissão] não tenha poder para punir aqueles que considerem culpados, marca um nível de escrutínio sem precedentes para Israel, numa situação que se encontrou no passado».


(*) Votaram a favor: Argentina, Arménia, Bangladeche, Barém, Bolívia, Burkina Faso, China, Costa do Marfim, Cuba, Eritreia, Filipinas, Gabão, Indonésia, Líbia, Mauritânia, México, Namíbia, Paquistão, Rússia, Senegal, Somália, Sudão, Usbequistão e Venezuela.
Votaram contra: Alemanha, Áustria, Bulgária, Camarões, Ilhas Marshall, Malawi, República Checa, Reino Unido e Uruguai.
Abstiveram-se: Baamas, Brasil, Dinamarca, Fiji, França, Índia, Itália, Japão, Nepal, Países Baixos, Polónia, República da Coreia, Togo e Ucrânia.

Print Friendly, PDF & Email
Share