Concurso Escolar 2009/2010 «Paz para a Palestina» - Regulamento

1. Apresentação
O concurso escolar “Paz para a Palestina” é uma iniciativa promovida pelo MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente.
A situação na Palestina constitui um problema a nível mundial, pelo que o seu conhecimento permitirá uma importante experiência educativa para os jovens e proporcionará às escolas uma oportunidade para desenvolverem ou reforçarem os laços de solidariedade e a cooperação internacional.
O concurso escolar “Paz para a Palestina” consistirá, por isso, na elaboração de trabalhos criativos sobre o problema palestino.
Os trabalhos submetidos a concurso que forem premiados serão apresentados em exposição.
2. Objectivo
O Concurso, de âmbito nacional, tem por objectivo a realização de trabalhos de natureza diversa que desenvolvam o interesse pela história e pela cultura do Povo Palestino e que contribuam para o conhecimento da situação na Palestina.
3. Público-alvo
O concurso é dirigido a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico que frequentem o ano lectivo 2009-2010.
4. Natureza dos trabalhos
4.1 Áreas dos trabalhos
Serão aceites trabalhos originais nas seguintes áreas:
a) Produção escrita: Ficção, ensaio, poesia, dramaturgia, jornalismo
b) Artes plásticas: Desenho, escultura, pintura, cerâmica
c) Artes performativas: Teatro, música, dança
d) Vídeo e multimédia
4.2 Formatos dos trabalhos
Os trabalhos deverão obedecer aos seguintes formatos:
a) Produção escrita – Até 5.000 palavras;
b) Artes plásticas – Até 35x50 cm ou 60x30x30 cm;
c) Artes performativas - Registados em CD ou DVD, com duração máxima de 20 minutos;
e) Vídeo e multimédia – Com duração máxima de 15 minutos.
4.3 Validação dos trabalhos
Cada trabalho deverá, obrigatoriamente, ser acompanhado por uma Declaração assinada pelo órgão de gestão da Escola, validando a sua apresentação a concurso.
5. Condições de candidatura
5.1 Concorrente
Considera-se como concorrente um aluno ou um grupo de alunos (até cinco), tendo um professor como responsável.
5.1.1 Poderá haver mais do que um concorrente por turma ou por escola.
5.1.2 O mesmo professor poderá ser responsável por vários grupos, devendo, neste caso, promover a diversidade de abordagens, evitando assim repetição de trabalhos sobre a mesma temática.
5.2 Inscrição
Os concorrentes deverão manifestar a intenção de participar no concurso escolar “Paz para a Palestina” através do preenchimento de um formulário de inscrição que será disponibilizado em http://www.mppm-palestina.org
5.3 Escalões
Foram definidas os seguintes escalões de concorrentes:
- Escalão A – 3º ciclo do Ensino Básico;
- Escalão B - 2º ciclo do Ensino Básico.
5.4 Apresentação de trabalhos
Os concorrentes deverão apresentar trabalhos relativos ao Objectivo expresso no nº 2.
5.5 Identificação dos trabalhos
Para serem aceites a concurso os trabalhos deverão incluir, de forma clara e inequívoca, referências à identificação da escola, ao nome do professor responsável e ao nome e ano de escolaridade dos alunos (5 no máximo) que participaram na execução dos mesmos, não sendo aceites candidaturas que não sejam submetidas através dos estabelecimentos de ensino.
5.6 Direitos das partes
5.6.1 Considera-se que, ao concorrerem, os participantes aceitam, implicitamente, todas as condições expressas neste Regulamento.
5.6.2 Os concorrentes concedem autorização aos promotores do concurso para a utilização dos seus trabalhos, nomeadamente para os apresentar em exposição ou para os divulgar e/ou publicar em qualquer suporte, desde que sem fins lucrativos, renunciando a toda e qualquer compensação financeira por esse facto.
5.6.3 Os concorrentes mantêm o direito a serem considerados os autores dos trabalhos apresentados a concurso
5.6.4 Sempre que torne públicos os trabalhos apresentados a concurso, o MPPM obriga-se a identificar os respectivos autores, o professor responsável e a escola a que pertencem.
5.7 Esclarecimentos
Todas as dúvidas relacionadas com os processos de candidatura ou de envio dos trabalhos a concurso deverão ser colocadas à equipa técnica através do endereço e-mail: [email protected].
6. Entrega dos trabalhos
6.1 Os trabalhos deverão ser produzidos preferencialmente em formato digital e enviados, devidamente identificados, para o seguinte endereço electrónico: [email protected]. Devem mencionar em Assunto “Concurso Escolar Paz Para a Palestina” e conter a identificação do concorrente.
6.2 Os trabalhos em vídeo podem ser gravados em www.youtube.com e o respectivo link remetido para o endereço electrónico do concurso([email protected]), mencionando em Assunto “Concurso Escolar Paz Para a Palestina” e contendo  identificação do concorrente.
6.3 Os trabalhos de artes plásticas deverão ser enviados por correio, ou entregues em mão em horário acordado previamente, no seguinte endereço:
MPPM - Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente
Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº
1250-258 Lisboa
6.4 Os trabalhos de pintura e desenho devem ser entregues montados para poderem ser expostos
7. Prazos
7.1 Inscrições
As inscrições, mediante o preenchimento dos formulários de inscrição disponíveis em http://www.mppm-palestina.org/, deverão ser feitas de 1 de Outubro até 18 de Dezembro de 2009  12 de Março de 2010.
7.2 Entrega dos trabalhos
Os trabalhos deverão ser enviados para o endereço de correio electrónico ou para a sede do MPPM até 16 de Abril de 2010 23 de Abril de 2010.
7.3 Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados pelo Júri do Concurso entre 19 de Abril e 9 de Maio de 2010.
7.4 Anúncio dos vencedores
Os vencedores serão anunciados em 10 de Maio de 2010, no endereço http://www.mppm-palestina.org
7.5 Entrega de prémios e exposição dos trabalhos premiados
Terão lugar no dia 15 de Maio de 2010, no âmbito das comemorações da Nakba.
8. Júri do concurso
O júri de avaliação será composto por pessoas idóneas com reconhecida competência nas áreas dos trabalhos e presidido por um elemento da Direcção Nacional do MPPM.
9. Critérios de apreciação
Constituem critérios de apreciação dos trabalhos apresentados a conformidade com o objectivo o concurso, a originalidade, a criatividade, o domínio da técnica utilizada, a qualidade de apresentação e a adequação do trabalho à faixa etária a que se destina o concurso.
10. Prémios
10.1. Será entregue um Certificado de Participação a todos os concorrentes cujos trabalhos tenham sido aceites a concurso.
10.2 Serão atribuídos um 1º, um 2º e um 3º prémio em cada uma das Áreas de Trabalho definidas em 4.1 e para cada um dos Escalões definidos em 5.3. Podem ser atribuídas Menções Honrosas.
10.3 Por cada trabalho premiado serão atribuídos prémios ao aluno ou grupo de alunos concorrentes, ao professor responsável e à escola participante.
10.4 Os prémios serão oportunamente divulgados no espaço dedicado ao Concurso no website do MPPM.
Print Friendly, PDF & Email
Share