Colóquio e exposição sobre a Palestina no Seixal

COMUNICADO 06/2017

O MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, em cooperação com a Câmara Municipal do Seixal e a Missão Diplomática da Palestina, promove uma jornada de solidariedade com a Palestina na próxima quarta-feira, 29 de Março, com o seguinte programa:

• 14.30 - Sessão de Abertura: Presidente da C.M. Seixal, Joaquim Santos, e Embaixador da Palestina, Hikmat Ajjuri
• 15.00 - Exibição de filmes sobre a Ocupação da Palestina: apresentação e comentários pelo Vice-Presidente do MPPM, Adel Sidarus
• 15.45 - Debate "Povo Palestino: Que direitos?": moderação da vereadora de Recursos Humanos e Desenvolvimento Social, Manuela Calado
• 16.10 - Declamação de poemas de autores palestinos por alunos do Curso de Teatro da E. S. Dr. José Afonso
• 16.30 - Inauguração da Exposição "Gaza 2014 - Testemunho de uma Agressão"
• 17.00 - Beberete com produtos palestinos
Local: Auditório e Átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

Os filmes a exibir historiam a colonização da Palestina na primeira metade do século XX e aspectos da ocupação israelita, com destaque para os colonatos e para o Muro do Apartheid.

O debate procurará caracterizar a situação do povo palestino no que respeita ao acesso aos seus direitos fundamentais e denunciar a sua sistemática violação pela potência ocupante.

A exposição “Gaza 2014 – Testemunho de uma Agressão” documenta a agressão de Israel contra o povo de Gaza, entre 8 de Julho e 26 de Agosto de 2014, que foi considerada a mais mortífera desde que começou a ocupação israelita da Palestina. No final dos 51 dias de agressão, foram registadas 2 131 vítimas mortais entre os palestinos. Os feridos ascenderam a mais de 11 000. A destruição de habitações, escolas, hospitais, locais de culto e infra-estruturas de energia, água e saneamento, ainda não foi superada.

Lisboa, 27 de Março de 2017
A Direcção Nacional do MPPM

Print Friendly, PDF & Email
Share