Câmara Municipal de Palmela saúda Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino

A Câmara Municipal de Palmela, na sua reunião do passado dia 21 de Novembro, aprovou por unanimidade uma Saudação ao Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.

Mais uma vez, o MPPM sublinha e saúda a acção persistente, empenhada e atenta da Câmara Municipal de Palmela na solidariedade com a causa da liberdade do povo palestino.

Após recordar que o Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino foi instituído pelas Nações Unidas para recordar a Resolução 181 da Assembleia Geral, aprovada em 1947, que  «criou o Plano de Partição da Palestina em dois Estados, um árabe e um judeu, sem que tenham sido consultados os habitantes do país», o texto sublinha que  «sete décadas depois, esta comemoração pretende alertar para o facto de que o Estado independente e soberano da Palestina continua por cumprir e de que os direitos atribuídos pela ONU ao povo palestino são desrespeitados diariamente».

«Mais de uma centena de países reconhecem a soberania da Palestina», afirma-se mais adiante, criticando ao mesmo tempo «a posição da atual administração norte-americana, aliada a Israel».

A Saudação passa em revista vários exemplos da violência israelita nos territórios palestinos ocupados, nomeadamente «a repressão dos manifestantes desarmados que participam na Grande Marcha do Retorno [que] já causou 221 mortos e 24 mil feridos».

O texto da Saudação conclui enfatizando que «Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino afigura-se como mais uma oportunidade para dar visibilidade e refletir sobre a forma como, em pleno século XXI, o mundo assiste ao lento definhar da Palestina e ao desrespeito de Israel pelas sucessivas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, colocando em causa a sua credibilidade». 

Print Friendly, PDF & Email
Share