Câmara Municipal de Loures solidária com Ahed Tamimi

A Câmara Municipal de Loures, na sua reunião do dia 17 de Janeiro, aprovou por unanimidade uma moção, apresentada pelos membros da CDU, reclamando liberdade para Ahed Tamimi e condenando a actuação do exército israelita.
O MPPM saúda esta deliberação da Câmara Municipal de Loures, demonstração do empenho deste órgão do poder autárquico na solidariedade com a causa do povo palestino.
A moção vem somar-se ao amplo movimento que no mundo inteiro, e também em Portugal, protesta contra a detenção e reclama a liberdade de Ahed Tamimi e de todos os presos palestinos nas prisões de Israel.
É o seguinte o texto integral da moção:
Liberdade para Ahed Tamimi
A jovem ativista palestiniana, de 16 anos, Ahed Tamimi foi detida na madrugada do passado dia 19 de dezembro por forças do exército israelita que assaltaram a sua casa, situada na aldeia de Nabi Saleh.
O motivo apresentado para a sua detenção é um vídeo divulgado nas redes socias onde se vê Ahed e a sua prima Nur enfrentarem soldados do exército israelita, após ter sido agredida por estes mesmos soldados.
Perante a divulgação do vídeo foram diversos os altos dirigentes israelitas que se pronunciaram no sentido da prisão imediata de Ahed e sua família, que se veio verificar também com a sua mãe, que ficou detida quando a pretendia visitar na prisão, e da sua prima, que foi detida em casa no dia 20 de dezembro.
A reação das jovens da família Tamimi é o resultado de anos de humilhação por parte do exército Israelita, tendo recentemente um seu parente, Mohammed Tamimi, de 15 anos, sido atingido na cabeça com um tiro de borracha.
A aldeia onde estas jovens residem tem vindo ao longo dos anos a ser alvo do roubo de dezenas de hectares e de uma nascente de água em proveito de um colonato israelita.
Em função desta ocupação, ilegal à luz do direito internacional, os habitantes de Nabi Saleh têm vindo a realizar protestos pacíficos consecutivamente reprimidos pelo exército Israelita e que se estima tenha vitimado mortalmente três pessoas e ferido centenas de outras.
Para além da detenção de que foi alvo, Ahed tem vindo a ser transferida entre várias prisões de Israel, uma vez mais ao arrepio do direito Internacional.
A situação de Ahed não é única, tendo esta jovem vindo juntar-se às mais de três centenas de menores Palestinos que se encontram nas prisões de Israel.
A maioria destes jovens relata ter sido alvo de maus-tratos e forçados a assinarem «confissões», muitas delas em hebraico, apesar de não compreenderem a língua.
Perante esta sucessão de atropelos, a bancada dos vereadores da CDU propõe que a câmara manifeste a sua solidariedade com Ahed Tamini, bem como a condenação da atuação do exército israelita.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share