Bispos apelam à aplicação do direito internacional e ao reconhecimento da Palestina

Um grupo de bispos da Europa e da América do Norte exortou os seus governos a insistirem na aplicação do direito internacional em Israel e na Palestina.

O apelo dos bispos da Coordenação da Terra Santa surge na sequência da sua visita de cinco dias à região, esta semana.

Os bispos, que visitam a região todos os anos em apoio à Igreja local para promover o diálogo e a paz, afirmaram-se inspirados pela resiliência duradoura das pessoas que conheceram em Gaza, Jerusalém Oriental e Ramala, apesar do agravamento da situação.

No comunicado final da sua visita, os bispos europeus e americanos referem o lamento dos bispos católicos locais de que a comunidade internacional não ajude a realizar a justiça e a paz «aqui no local do nascimento de Cristo».

Os bispos locais afirmaram que as pessoas enfrentam um ainda maior «evaporação da esperança numa solução durável» e alertaram para as condições de vida sob a ocupação israelita, que se estão a tornar «cada vez mais insuportáveis».

Os bispos visitantes referem ter testemunhado essa realidade em primeira mão, particularmente o modo como a construção de colonatos e o muro de separação estão a destruir qualquer perspectiva de dois Estados existindo em paz.

Em alguns casos, os governos dos seus países, refere o comunicado dos bispos, «tornaram-se cúmplices activos dos males do conflito e da ocupação».

Implorando aos seus governos que ajudem a construir uma nova solução política, enraizada na dignidade humana e no direito internacional, os bispos pedem-lhes que sigam o exemplo da Santa Sé no reconhecimento do Estado da Palestina e que rejeitem o apoio político ou económico aos colonatos israelitas.

O comunicado dos bispos da Coordenação da Terra Santa afirma ainda: «Tomando essas medidas, a comunidade internacional pode solidarizar-se significativamente com os israelitas e palestinos que se recusam a desistir da sua luta não violenta pela justiça, a paz e os direitos humanos.»

Print Friendly, PDF & Email
Share