Biden: «Se não houvesse um Israel, teríamos de inventar um»

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse ao Presidente de Israel, Isaac Herzog, que «se não houvesse um Israel, teríamos de inventar um».

Falando com Herzog durante uma reunião que durou 90 minutos, no passado dia 26 de Outubro, Biden disse ainda: «Vamos também discutir — e vou dizer isto 5.000 vezes na minha carreira — o firme compromisso que os Estados Unidos têm com Israel com base nos nossos princípios, nas nossas ideias, nos nossos valores. São os mesmos valores.»

Biden tinha feito anteriormente comentários semelhantes sobre Israel Em 1986, durante uma sessão do Senado dos EUA, afirmou:

«É o melhor investimento de três milhões de dólares que fazemos. Se não houvesse um Israel, os Estados Unidos da América teriam de inventar um Israel para proteger os seus interesses na região. Os Estados Unidos teriam de sair para inventar um Israel.»

Em 30 de Setembro de 2013, na conferência anual da J Street, Biden disse também: «Se não houvesse um Israel, teríamos de inventar um para garantir que os nossos interesses seriam preservados». E garantiu: «O apoio americano à segurança de Israel é inabalável, ponto final».

[A J Street diz «defender políticas que promovam os interesses comuns dos EUA e de Israel, bem como os valores judeus e democráticos, conduzindo a uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestino».]

Print Friendly, PDF & Email
Share