Aviões israelitas atacam mais de 30 alvos na Faixa de Gaza

Drones e aviões israelitas atacaram hoje, 29 de Maio, mais de 30 alvos no interior da Faixa de Gaza cercada.
O porta-voz do exército israelita, Jonathan Conricus, declarou que as forças do regime sionista tinham realizado «um importante ataque aéreo» em que foram atingidos mais de 30 alvos, incluindo «um túnel e diferentes componentes da infra-estrutura militar pertencentes ao Hamas e à Jihad Islâmica Palestina». Segundo fontes locais, não se registaram feridos.
Os ataques, segundo o militar israelita, ocorreram em resposta o disparo de uma série de rockets e morteiros contra o Sul de Israel a partir da Faixa de Gaza, a maioria dos quais foram interceptados pelo sistema de defesa israelita Cúpula de Ferro. 
Ter-se-á tratado do incidente mais vasto entre os dois lados desde a agressão israelita de 2014 contra Gaza. 
O Hamas justificou os ataques de morteiros contra Israel: «O que a resistência levou a cabo esta manhã enquadra-se no direito natural de defender o nosso povo.» Nos últimos dois dias, 4 combatentes do Hamas e da Jihad Islâmica foram mortos em ataques de artilharia israelitas contra alvos dos movimentos de resistência na Faixa de Gaza. 
As tensões aumentaram ao longo da vedação que encerra a Faixa de Gaza desde 30 de Março, dia do início da «Grande Marcha do Retorno», série de protestos exigindo o fim do criminoso bloqueio e o direito de retorno dos palestinos que foram expulsos por Israel das suas terras e convertidos em refugiados.
A repressão dos protestos por parte das forças armadas israelitas atingiu o auge em 14 de Maio, véspera do 70.º aniversário do Dia da Nakba (catástrofe), que este ano coincidiu com a transferência da embaixada dos EUA para Jerusalém. Nesse dia foram mortos pelo exército israelita mais de 60 manifestantes palestinos desarmados.
Print Friendly, PDF & Email
Share