Autoridade Palestina assume oficialmente o controlo das fronteiras da Faixa de Gaza

A Autoridade Palestina (AP) assumiu oficialmente hoje (1 de Novembro) o controlo administrativo das passagens de fronteira da Faixa de Gaza cercada, como parte da transferência de poder que está em curso do Hamas para o governo de unidade palestino, dominado pela Fatah.
O Hamas, que controla a Faixa de Gaza cercada desde 2007, concordou em retirar-se da governação deste território em nome da unidade nacional. A Autoridade Palestina deve assumir o controlo total da Faixa de Gaza até 1 de Dezembro.
Durante a cerimónia de entrega do controlo na passagem de Rafah, entre Gaza e o Egipto, foram tocados os hinos nacionais palestino e egípcio. Viam-se lado a lado bandeiras palestinas e egípcias e grandes fotos do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e do presidente egípcio Abd al-Fattah al-Sissi.
O acordo de reconciliação assinado em 12 de Outubro passado pelo Hamas e pela Fatah previa que a fronteira de Rafah, entre o Egipto e a Faixa de Gaza, seria operada por guardas presidenciais da AP em 1 de Novembro. A concretizar-se, a prevista abertura do posto de Rafah poderá aliviar muito o sufocante bloqueio desde há dez anos foi imposto à martirizada Faixa de Gaza por Israel e pelo Egipto.
Após a assinatura do acordo de reconciliação, o governo egípcio convidou as facções palestinas para uma reunião no Cairo em 21 de Novembro para discutir os próximos passos na sua aplicação.
Foram feitas anteriormente numerosas tentativas de reconciliação do Hamas e da Fatah, que entraram em conflito violento em 2007, após o Hamas vencer as eleições gerais de 2006. Além de resolver a questão dos funcionários públicos e do ramo militar do Hamas, este movimento e a Fatah planeiam preparar eleições legislativas para um governo de unidade que governaria tanto a Margem Ocidental ocupada como a Faixa de Gaza.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share