Assembleia Geral da ONU adopta cinco resoluções a favor da Palestina

A Assembleia Geral das Nações Unidas votou na sexta-feira a favor de cinco resoluções sobre a Palestina e uma sexta resolução sobre os Montes Golã, informa a agência noticiosa palestina WAFA.

Uma das resoluções mais importantes exorta os Estados membros a não reconhecerem quaisquer medidas tomadas por Israel em Jerusalém e a manter o atual status quo na cidade. A resolução também rejeita a recente transferência pelos Estados Unidos de sua embaixada em Israel para Jerusalém.

Comentando a votação, o Observador Permanente da Palestina na ONU, Riyad Mansour, declarou que «votando a favor das cinco resoluções, a comunidade internacional afirma o seu apoio à nossa causa nacional, apesar dos esforços feitos pela administração dos EUA em fóruns internacionais para resistir a isso».

A Assembleia Geral também adoptou uma sexta resolução sobre os Montes Golã sírios ocupados, exigindo a retirada de Israel de todo o território e afirmando a soberania da Síria sobre ele, em consonância com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU.

Em 17 de Novembro a Assembleia Geral já votara favoravelmente oito resoluções sobre a Palestina e uma nona sobre Montes Golã sírios.