Apresentação pública do Manifesto «Justiça para a Palestina», subscrito por mais de uma centena de personalidades

Coincidindo com o centenário da Declaração Balfour, foi hoje apresentado publicamente, na Fundação José Saramago, o Manifesto «Justiça para a Palestina», subscrito por uma centena de personalidades dos mais variados sectores da vida cívica portuguesa.
Em 2017 — que marca os 100 anos da Declaração Balfour (1917), os 70 anos do plano de partição da Palestina (1947) e os 50 anos do início da ocupação por Israel (1967) da Margem Ocidental, de Jerusalém Oriental e da Faixa de Gaza — permanece por cumprir a resolução 181 da ONU que previa a criação de um Estado palestino. Arrasta-se, por isso, um drama político e humanitário com um longo cortejo de vítimas que constitui, ao mesmo tempo, uma ameaça à paz e à segurança mundial.
Conduzida por Maria do Céu Guerra, presidente do MPPM (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente), a sessão contou com a presença do embaixador da Palestina em Portugal, Dr. Nabil Abuznaid. A uma saudação inicial por Sérgio Machado Letria, em nome da Fundação José Saramago, seguiram-se as intervenções feitas por Carlos Almeida, historiador e vice-presidente do MPPM, e José Neves, fundador do PS, membro fundador do MPPM e seu dirigente entre 2008 e 2015. São dois textos que dão um contributo importante para a compreensão dos últimos cem anos da questão palestina.
Vários dos subscritores tiveram oportunidade de apresentar breves testemunhos sobre as razões da adesão a este apelo cívico em prol dos direitos do povo palestino.

Print Friendly, PDF & Email
Share