António Guterres em vista a Israel e Palestina: «Não há alternativa à solução de dois Estados»

António Guterres, actualmente realizando a sua primeira visita a Israel e à Palestina enquanto secretário-geral da ONU, declarou que não há «nenhum plano B para a solução de dois Estados». Esta declaração foi feita após um encontro com Rami Hamdallah, primeiro-ministro da Autoridade Palestina, na passada terça-feira, 28 de Agosto, em Ramala, na Margem Ocidental ocupada.
«Uma solução de dois estados, o fim da ocupação, a criação de condições para acabar com o sofrimento do povo palestino, são a única maneira de garantir que a paz será estabelecida», afirmou.
Guterres reiterou a posição da ONU de que os colonatos de Israel são ilegais à luz do direito internacional, considerando-os «um grande obstáculo que precisa ser removido» para que seja possível uma solução de dois Estados.
No próprio dia em que se encontrou com António Guterres, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participou num comício realizado no colonato de Barkan para comemorar o 50.º aniversário da ocupação israelita da Margem Ocidental. «Estamos aqui para ficar, para sempre. … Não haverá mais retirada de colonatos na terra de Israel [na Margem Ocidental ocupada]», afirmou, numa atitude de descarado confronto com a legalidade internacional e de desafio à ONU,cujas resoluções Israel sistematicamente desrespeita. Actualmente existem cerca de 700.000 colonos israelitas na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental ocupadas.
Durante a sua visita, Guterres encontrou-se com Netanyahu e o presidente de Israel, Reuven Rivlin, e com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina.
O secretário-geral da ONU deslocou-se igualmente à Faixa de Gaza e apelou ao levantamento do bloqueio a que este território palestino está sujeito por Israel desde há dez anos, caracterizando a situação aí existente como «uma das crises humanitárias mais dramáticas que já vi em muitos anos de trabalho humanitário nas Nações Unidas».
Durante a sua visita Guterres encontrou-se com familiares de militares e civis israelitas que se encontram em poder do Hamas, no poder na Faixa de Gaza, familiares que lhe pediram ajuda para obter a sua libertação.
Esse encontro foi criticado pelo chefe do Comité Palestino de Assuntos dos Presos. Issa Qaraqe expressou a sua indignação, afirmando que a reunião representava «uma discriminação óbvia», já que o secretário-geral da ONU não organizara reuniões com representantes dos 6128 palestinos presos por Israel, 450 dos quais em regime de detenção administrativa, ou seja, sem culpa formada nem julgamento.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share