Alto dirigente palestiniano Abullah al-Hourani visitou Portugal a convite do MPPM

Abdullah al-Hourani, Presidente da Comissão Política do Conselho Nacional Palestiniano e Presidente da Assembleia Palestiniana pela Defesa do Direito ao Regresso, esteve de visita a Portugal entre 27 de Maio e 1 de Junho. Durante a sua estada teve encontros com deputados, dirigentes políticos e sindicais, e eleitos autárquicos. Participou em diversas sessões de esclarecimento e manteve contactos com a comunicação social e com activistas pela causa da Palestina.
Abdullah al-Hourani é uma individualidade política reputada pela sua integridade e independência e deslocou-se a Portugal vindo directamente de Gaza, o que o tornou uma fonte privilegiada de informação sobre a dramática situação em que se encontra o povo da Palestina, numa hora em que está em causa a sua sobrevivência e em que, na Faixa de Gaza, um milhão e meio de Palestinianos enfrentam diariamente a fome e a doença.
No dia da sua chegada, sexta-feira, 26 de Maio, Abdullah al-Hourani foi recebido, de manhã, na Assembleia da República, pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Manuel Alegre, e pelos grupos parlamentares do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português. De tarde, participou na Conferência de Sindicatos dos Países Árabes e do Médio Oriente, organizada pela CGTP-IN.
No sábado, 27 de Maio, ao fim da tarde, Al-Hourani, acompanhado de membros do MPPM, foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, e vereadores, a quem teve oportunidade de expor a dramática situação em que se encontra o seu povo, vítima do bloqueio por Israel, privado de liberdade de circulação e com carências profundas em alimentos e medicamentos. Sem prejuízo de considerar ter que se encontrar uma solução política para a questão palestiniana, Al-Hourani alertou para a necessidade urgente de a comunidade internacional prestar ajuda humanitária ao povo palestiniano. Seguiu-se um jantar-cocktail oferecido pelo município da capital.
Domingo, 28 de Maio, foi dia de visita ao distrito de Beja. Às 12 horas, foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Beja e vereadores, seguindo-se um almoço de convívio. Às 17 horas, em Serpa, no Cine-Teatro, participou numa Sessão Pública de esclarecimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz, em que intervieram, também, o Presidente da Câmara Municipal de Serpa, o escritor Miguel Urbano Rodrigues e Carlos Silva, membro da Comissão Promotora do MPPM. Seguiu-se um jantar oferecido pelo município de Serpa.
Na segunda-feira, 29, a manhã começou com uma reunião com o Secretário Geral do PCP. Às 12 horas, na Sociedade de Língua Portuguesa, em Lisboa, houve um encontro com a comunicação social portuguesa presidido por Mário Ruivo, membro da Comissão Promotora do MPPM. No mesmo dia, às 18 horas, no Auditório do Hotel Roma, em Lisboa, houve um encontro privado de esclarecimento e troca de impressões com individualidades convidadas, apoiantes da causa palestina.
No dia 30 de Maio, terça-feira, Abdullah al-Hourani almoçou com dirigentes da CGTP-IN. À tarde, deslocou-se a Almada onde foi recebido, às 19 horas, pela Presidente da Câmara Municipal e vereadores. Seguiu-se um jantar de convívio e, às 21.30 horas, no Auditório Fernando Lopes Graça, do Fórum Municipal Romeu Correia, interveio numa Sessão Pública de esclarecimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz, presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, e em que intervieram, também, Frei Bento Domingues e Silas Cerqueira, membros da Comissão Promotora do MPPM. 
Coimbra foi o destino na quarta-feira, 31 de Maio, para participar, pelas 21 horas, num Encontro-Debate organizado pelo Centro de Estudos Sociais, pela Pro-Urbe, pela Associação Jovens pela Paz e pelo MPPM. Intervieram, também, Boaventura Sousa Santos, do CES, e Silas Cerqueira, do MPPM. A sessão foi precedida de uma recepção e jantar oferecidos pelo CES. De manhã, Al-Hourani tinha reunido com o Presidente do Partido Socialista, Almeida Santos.
Durante a sua visita a Portugal Al-Hourani foi, também, recebido pelo Secretário-Geral da UGT, João Proença.
Entretanto, já durante a sua estada em Portugal, o Sr. Hourani foi convidado pelo Presidente Mahmud Abbas para presidir a uma Comissão de Reorganização da OLP, o que o forçou a encurtar a sua visita ao nosso país obrigando, nomeadamente, ao cancelamento do programa previsto para a Amadora, com recepção no município e sessão pública.
Notas Biográficas
Abdullah al- Hourani nasceu em 1938 em Masmyia, na Palestina e reside na Faixa de Gaza (Palestina).
Licenciado em Literatura Árabe, tem consagrado uma boa parte da sua vasta e diversificada obra - escritos, discursos, palestras e publicações – à problemática nacional pan-árabe.
Personalidade prestigiada pela sua integridade e independência, não pertencendo a nenhum dos partidos políticos da Palestina, é, desde 1969, membro do Conselho Nacional Palestiniano (o Parlamento da Organização de Libertação da Palestina – OLP) e, actualmente, Presidente da respectiva Comissão Política e membro do Conselho Central Palestiniano (da OLP).
Foi, de 1984 a 1996, membro do Comité Executivo da OLP, do qual se demitiu por discordar e prever o fracasso dos Acordos de Oslo com Israel. Manteve, no entanto, as melhores relações de amizade com o Presidente Yasser Arafat e continuou a luta nacionalista como membro dos órgãos da OLP acima referidos e de outros organismos.
Por sua iniciativa, foi criada a Assembleia Palestiniana para a Defesa do Direito ao Regresso, da qual é, actualmente, o Coordenador Geral. Sendo considerado um dos maiores especialistas nas questões de Refugiados e do Direito ao Regresso, tem mobilizado os palestinianos para a defesa desse direito.
É, também, Presidente do Centro Nacional de Estudos e Documentação, em Gaza, e uma das três personalidades que, a título individual, integram o Alto Comité sobre a Intifada, composto por representantes de todos os partidos e agrupamentos políticos palestinianos.
Desde a sua participação na Conferência Mundial de Solidariedade com a Palestina, realizada am Lisboa, em 1979, Abdullah Al Hourani tornou-se amigo de Portugal, tendo efectuado várias visitas ao nosso país durante os anos 80.
Em consequência do seu envolvimento, em meados da década de 50, na luta contra a instalação dos refugiados no Sinai (Egipto) e contra a ocupação pelos israelitas, em 1956, da Faixa de Gaza, foi preso por breve período.
Trabalhou como professor e, em seguida, como director de uma escola no Campo de Refugiados de Khan-Younis, que ficou amplamente conhecida por Escola Hourani pela importância das suas actividades no plano nacional).
Expulso da Faixa de Gaza, em 1963, devido à sua actividade política, voltou a trabalhar no sector da educação, desta vez no Dubai, por um período de dois anos - 1963 a 1965 –a que se seguiu nova expulsão.
Na Síria: dirigiu “O Apelo da Palestina” na rádio Síria. Foi nomeado, sucessivamente, para director da Agência Síria para a Rádio e a Televisão e, posteriormente, para Director Geral do Instituto dos Meios de Comunicação.
Em 1969 aderiu à OLP e tornou-se membro, tanto do seu Conselho Central como do Conselho Nacional Palestiniano e de, 1984 a 1986, do seu Comité Executivo.
Em 1973 foi nomeado Director Geral do Departamento de Informação e Orientação Nacional da OLP.
Foi fundador e Director do Departamento Cultural da OLP, o qual superintendia a todas as actividades culturais palestinianas.
É autor das seguintes publicações (em árabe): 
A normalização cultural e seu impacto no conflito árabe-sionista
A Aliança Sionismo/Ocidente e a Nação Árabe
As concepções de Nasser sobre o conflito árabe-sionista
Refugiados palestinianos – a questão e as posições
Print Friendly, PDF & Email
Share