Ahed Tamimi homenageada pelo Real Madrid

Ahed Tamimi, a jovem palestina de 17 anos de idade que se tornou um símbolo da resistência à ocupação israelita e esteve presa oito meses numa cadeia do regime sionista, foi ontem homenageada pelo Real Madrid.
Ahed visitou o estádio Santiago Bernabéu, onde se encontrou com o famoso Emilio Butrageño, antigo jogador e actual vice-presidente do Real Madrid, que lhe ofereceu uma camisola do clube com o número 9 (antigo número do próprio Butragueño) e o nome de Ahed gravado.
A jovem resistente efectuou uma visita a Espanha, acompanhada por seu pai, Basem al-Tamimi, durante a qual participou em vários acontecimentos políticos para falar da experiência durante a sua prisão de oito meses e o movimento de resistência palestino à ocupação e colonização israelitas. Foi nomeadamente recebida na Câmara Municipal de Madrid e na sede do PSOE, teve um encontro com o líder do Podemos e participou na festa do PCE.
A estada de Ahed Tamimi em Espanha enquadra-se num périplo que está a realizar pela Europa, tendo já participado em iniciativas de solidariedade na Grécia e em França. Israel tinha inicialmente proibido Ahed e a sua família de viajar, proibição levantada na sequência de uma campanha de protesto.
Ahed foi detido em 19 de Dezembro de 2017 depois de se tornar viral nas redes sociais um vídeo mostrando Ahed a esbofetear um soldado israelita armado no pátio da sua casa, em Nabi Saleh, na Cisjordânia ocupada, pouco depois de as forças repressivas israelitas terem atingido na cabeça com gravidade o seu primo Mohammed, de 15 anos.
Ahed foi alvo de campanhas de solidariedade em todo o mundo exigindo sua libertação e o fim da detenção de menores palestinos por Israel.

Print Friendly, PDF & Email
Share