Adolescente palestino morto a tiro pelas forças israelitas

As forças israelitas mataram a tiro um adolescente palestino e feriram outros quatro ao efectuarem uma rusga num campo de refugiados na Cisjordânia ocupada, provocando confrontos com os residentes.

Segundo o Ministério da Saúde palestino, Zaid Fadl Qaisia, de 15 anos, foi baleado na cabeça por um soldado israelita durante confrontos no campo de refugiados de al-Fawar, na província de Hebron. Mais quatro jovens foram alvejados com balas vivas - um no abdómen, outro no peito e os restantes nos membros inferiores.  

Testemunhas disseram à Agência Anadolu que as forças israelitas utilizaram balas vivas e de borracha e gás lacrimogéneo, enquanto os palestinos atiraram pedras aos soldados.

Abdelfattah Najjar, um residente de al-Fawar e vizinho de Qaisi, disse à Al Jazeera que dezenas de soldados israelitas tinham invadido o campo para prender um outro adolescente.

«Alguns dos soldados instalaram-se nos telhados das casas e Zaid estava no telhado da sua casa a observá-los quando foi alvejado», disse Najjar.

O exército israelita costuma fazer rusgas para prender palestinos procurados pelos serviços de segurança. Segundo Najjar, o adolescente procurado era Anas al-Halqawi, de 16 anos, por ter deixado insultos na página de um soldado israelita no Facebook.

«Anas tem uma deficiência mental, não vai à escola e passa o tempo a troçar do oficial israelita encarregado do campo de Al-Fawar. Mas nós já desistimos de tentar dar sentido ao comportamento da ocupação», acrescentou.

Foto: O funeral de Zaid Qaisia contou com a presença de milhares de palestinos (AA)

Print Friendly, PDF & Email
Share