Abbas encontra-se com delegação do Hamas para discutir unidade nacional

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, reuniu-se ontem, 1 de Agosto, com uma delegação do Hamas dirigida por Nasser Al-Din Al-Shaer, em Ramala, na Margem Ocidental ocupada.
Numa entrevista à Quds Press, o chefe da delegação do Hamas afirmou que foram abordadas várias questões, incluindo Jerusalém e a divisão política, e discutidas maneiras de aproveitar a recente vitória na oposição às medidas israelitas em Jerusalém Oriental ocupada. Nasser Al-Din Al-Shaer apelou à elaboração de programas políticos para alcançar a unidade nacional e acabar com o estado de fragmentação na cena palestina.
Por seu lado, Abbas expressou a esperança em mais medidas para acabar com a divisão e restaurar a coesão nacional.
Em declarações à rádio Voz da Palestina citadas pela agência Wafa, Jamal Muheisen, membro do Comité Central da Fatah, afirmou que Mahmoud Abbas disse à delegação do Hamas que, se o Hamas dissolver a comissão administrativa que governa a Faixa de Gaza e permitir que o governo do primeiro-ministro Rami Hamdallah actue livremente em Gaza, serão retiradas todas as medidas recentemente aplicados à Faixa de Gaza.
A Autoridade Palestina deixou de pagar o combustível para produzir electricidade em Gaza, deixou de pagar salários a centenas de pessoas e enviou mais de 6000 funcionários públicos para a reforma antecipada.
A situação na Faixa de Gaza, sujeita a um brutal e criminoso cerco por parte de Israel desde há dez anos, tem-se vindo a agravar continuamente. Neste momento, na maioria dos locais o fornecimento de electricidade não ultrapassa as 3 ou 4 horas diárias, com consequências devastadoras nomeadamente para o funcionamento de hospitais e o tratamento de águas residuais.
Segundo Muheisen, Mahmoud Abbas disse à delegação do Hamas que o facto de permitir que o governo da Autoridade Palestina actue na Faixa de Gaza abrirá caminho para eleições presidenciais e para o Conselho Legislativo Palestino (CLP, parlamento da Autoridade Palestina) e também para eleições para o Conselho Nacional Palestino (CNP), o «parlamento» da Organização para a Libertação da Palestina.
Muheisen afirmou ainda que o CNP vai reunir-se em Setembro em Ramala e espera-se que eleja os principais órgãos da OLP, sobretudo um novo Comité Executivo.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share