«1948: Criação e Catástrofe» exibido no Auditório de Camões

Numa iniciativa conjunta com a Escola Secundária de Camões e o ABC CIne-clube de Lisboa, o MPPM promoveu, na segunda-feira, 8 de Maio, a exibição do filme 1948: Criação e Catástrofe no Auditório de Camões (Av. Almirante Barroso, 25B, Lisboa).

O filme, de Andy Trimlett e Ahlam Muhtaseb, foi comentado por Carlos Almeida, Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa e Vice-Presidente do MPPM.

Através das memórias pessoais, tanto de palestinos como de israelitas, 1948: Criação & Catástrofe conta a história do estabelecimento de Israel vista através dos que a viveram.

Este filme foi a última oportunidade para muitas das suas personagens, israelitas e palestinas, para narrarem os seus relatos em primeira mão sobre a criação de um Estado e a expulsão de uma nação.

As esperanças, medos e queixas que conduziram à guerra em 1948 continuam a ser centrais no conflito de hoje. Desfazendo os mitos em torno de 1948 e proporcionando uma compreensão dos acontecimentos desse momento fundacional, este documentário tornará possível dar sentido ao actual conflito na região.

O documentário revela esta história e, mais importante, proporciona uma forma de compreender a dinâmica subjacente ao aparentemente incompreensível conflito que continua a fazer notícias de abertura até aos nossos dias.

Sinopse

Através de recordações pessoais que nos agarram e comovem, tanto de palestinos como de israelitas,1948: Criação&Catástrofe revela os acontecimentos chocantes do ano mais marcante no conflito mais controverso do mundo. Conta a história do estabelecimento de Israel como visto através dos olhos das pessoas que o viveram. Mais do que uma lição de história, este documentário é uma cartilha para o presente. Não é possível dar sentido ao que está a acontecer hoje no conflito israelo-palestino sem uma compreensão de 1948. Este filme foi a última oportunidade para muitas das suas personagens israelitas e palestinas para narrarem os seus relatos em primeira mão sobre a criação de um Estado e a expulsão de uma nação. Ouvimos a histórias dos Israelitas e Palestinos que viveram pessoalmente os acontecimentos em Haifa, Jaffa, Dayr Yasin, Acre, Jerusalém, Ramla, Lydda e muito mais. Estes acontecimentos chocantes e dramáticos revelam o cerne do que hoje alimenta o conflito.

Andy Trimlett
Co-Realizador/Produtor Executivo

Tem um mestrado em Estudos do Médio Oriente pela Universidade de Washington e uma licenciatura em Segurança Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade Estadual de San Diego. Ele tem mais de uma década de experiência em televisão pública, tendo trabalhado como produtor sénior, produtor associado, editor e operador de câmara numa vasta gama de produções. Tem trabalhado em programas da PBS nos Estados Unidos, Hungria e Áustria, tendo ganho um Emmy regional por um documentário de 30 minutos que co-produziu sobre a lei do imposto predial na Califórnia.

Ahlam Muhtaseb
Co-Realizadora/Produtora Executiva

É professora de Comunicação Social na Universidade Estadual da Califórnia em San Bernardino. Os seus interesses de investigação incluem comunicação digital, redes sociais e comunidades em diásporas. Publicou a sua tese sobre comunicação digital e outros sub-temas de comunicação e apresentou a sua tese em convenções nacionais e internacionais e reuniões académicas. O seu projecto mais recente é o documentário 1948: Criação&Catástrofe, um filme sobre o ano de 1948 e as suas catastróficas consequências que teve origem no seu trabalho de campo nos campos de refugiados palestinos no Líbano, na Síria e na Palestina. Além disso, a maior parte das suas pesquisas recentes centra-se nos meios digitais e movimentos sociais em linha (ciberactivismo), e em imagens árabes e muçulmanas nos meios de comunicação social.

2017, Estados Unidos, 85’

Entrada Livre
 

Print Friendly, PDF & Email
Share